Olá a todos,
Ontem, domingão de chuva...me meti na cozinha...
Pro almoço, Rocambole de Carne Moída, mandioquinha gratinada, arroz a grega e uma saladinha show de bola de brócolis.
Pro lanche da tarde, Bolo de Chocolate Nega Maluca e petisquinhos de goiabada, chamados de Beliscão ou Goiabinha(esses são créditos da Tati do Blog Panelaterapia...que sou fã incondicional)
Vamos ao meu rocambole:
Rocambole de Carne Moída
500 gr de patinho moído
1 pacote de creme de cebola
1 xíc de extrato de tomate
aproximadamente 2/3 xíc de farinha de rosca
1 ovo
sal só para acertar o tempero se o creme de cebola for pouco.
1/2 xíc de Salsinha picadinha
Bacon em Fatiaspara colocar por cima do rocambole.
Misture tudo fazendo uma massa homogênea e reserve para pegar o tempero, enquanto isso cozinhe dois ovos.
Para a montagem: em um pano de prato úmido, sob uma superfície lisa, coloque a massa da carne e vá moldando até que fique num formato de retângula de aproximadamente 20 cm x 30 cm e 1 cm de espessura.
coloque as fatias de mussarela em abundância, azeitona, ovo cozido em fatias fininhas e por último o presunto.Com a ajuda do pano de prato enrole e acabe de moldar o formato do rolo de carne com as mãos fechanos as pontas,e arredondando.Coloque por cima, fatias de bacon.Leve ao forno em uma assadeira untada por aproximadamente 40 minutos(mínimo).
enquanto isso leve ao fogo cebola picadinha , alho e um tomate maduro grande, tempere com sal a gosto e uma colh. de açúcar para tirar a acidez. refogue bem, em seguida adicione 1/2 xíc de água e extrato de tomate(prefiro usar o extrato de tomate, pq é o molho pronto mais puro que tem e com menos conservantes e aditivos). Deixe apurar , prove o tempero e acerte se preciso.Use esse molhinho de tomate especial para servir por cima do rocambole já fatiado.
Mandioquinha Gratinada(Conhecida também como Batata Baroa)
Cozinhe em água com sal duas mandioquinhas das grandes(ou a quantidade que desejar) já cortadas em rodelinhas de 1 cm de espessura aproximadamente.
Escorra e deixe esfriar.
Prepare o creme:
Refogue uma cebola inteira bem picadinha com 1 colh de sopa cheia de margarina (ou manteiga)
Em seguida acrescente 1 copo de leite e depois mais 1/2 copo de leite com 1 colh. de sopa de maizena dissolvida dentro.Adicione salsinha picadinha a gosto e deixe engrossar.(mingau grosso).
Numa travessa arrume as mandioquinhas em rodelas, por cima jogue o creme por cima,
salpique com bastante queijo ralado, aproveite o forno que está assando o rocambole e leve para gratinar.
Servi com o robambole, arroz a grega, brócolis refogado com molhinho vinagrete(como salada)
Bolo Nega Maluca
2 xíc. de farinha de trigo
1 e 1/2 xíc de açúcar
1/2 xíc. de óleo
2 ovos
2 xíc de chocolate do padre
1 xíc.de chocolate tipo Nescau ou Toddy(usei Nescau)
1 colh.sopa de fermento em pó
1 xíc. de pagua fervendo.
Em uma bacia misture todos os ingredientes, e por último a água fervendo.
Leve em forma untada para assar .O Bolo fica bem pretinho
Prapare a calda para ser colocada no bolo ainda quente após assado.
Calda:
6 colh. de leite
6 colh de achocolatado(usei o Nescau)
6 colh de açúcar
2 colh de margarina.
Deixe ferver e regue por cima do bolo quente.Antes de jogar a calda gosto de fazer furinhos no bolo pra calda entrar.
Beliscão de Goiabada(créditos da Tati - Blog Panelaterapia - http://www.panelaterapia.com/2011/03/beliscao-de-goiabada.html) - Já puxei direto do blog dela que tá muito bem explicadinho e não teve erro, deu certinho e ficou igualzinho e rende muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito.E as dicas no final são valiosíssimas pra dar certo.
A massa é molezinha: Misture 1 ovo, 1 xícara (chá) de manteiga amolecida em ponto de pomada, 2/3 de xícara (chá) de açúcar e agora é só ir adicionando farinha de trigo aos poucos. Você vai usar de 2 a 3 xícaras (chá) até dar ponto. Tem que desgrudar das mãos e ficar meio quebradiça.
Para a montagem corte pequenos círculos (eu usei uma tampinha de um tempero), coloque um pedacinho de goiabada no meio e feche.
Leve para assar em forno pré-aquecido em 200º em assadeira forrada com papel alumínio. O alumínio é para não sujar a assadeira porque a goiabada vaza mesmo. No meu forno leva exatamente 15 minutos, mas fique de olho, quando começar a dourar tá no ponto.
Outra dica importante: assim que tirar do forno, retire as goiabinhas uma a uma do papel alumínio e passe para uma superfície lisa (prato ou assadeira) para esfriarem. Se você deixar esfriar na própria assadeira que assou, vai ser difícil desgrudar do alumínio porque a goiabada que derreteu fica dura quando esfria.
Bom gente é isso, meu domingo de chuva na cozinha rendeu isso tudo .
Beijos e bom começo de semana pra todas